Visitamos três cidades históricas de Minas Gerais: Tiradentes, Ouro Preto e Congonhas do Campo. Saímos de carro da nossa casa em Itu-SP direto para Tiradentes onde iríamos participar de um Rally de regularidade no fim de semana.

Foram cinco dias de viagem, conhecendo e aproveitando essa região que é muito rica, tanto do ponto de vista histórico quanto gastronômico. Um roteiro enxuto e perfeito para casais com dicas dos locais que visitamos e provamos da comida local.

Cidades Históricas de Minas Gerais


Cidades históricas de Minas Gerais: Tiradentes.

Leia também: Top 5 locais para conhecer em Mar Del Plata e região

Nesse primeiro dia para as cidades históricas de Minas Gerais, curtimos a viagem e chegamos à cidade de Tiradentes, no final da tarde, fomos direto almoçar no restaurante Viradas do Largo, da chef Beth Beltrão, uma experiência gastronômica inesquecível. A noite fomos à um concerto de órgãos na Igreja Matriz que descobrimos por acaso, em um cartaz fixado, salvo engano, no próprio restaurante. Vale a pena consultar a programação das atividades das igrejas em Tiradentes, inclusive seus horários de visitação, clicando aqui. Jantamos na pizzaria Seu Bartho, deliciosa, localizada em uma casa no centro histórico da cidade.

O vídeo do nosso primeiro dia em Tiradentes você pode conferir aqui:

https://youtu.be/kgLi4vFChB4

Nosso segundo dia começou participando da 4ª etapa do Rally de Regularidade da Mitsubishi. Partimos da Pousada Pequenas Tiradentes, onde estávamos hospedados. Foram 150km, percorridos em 4 horas de prova, no meio de muita lama, já que havia chovido nos dias anteriores e durante a prova. Foi a nossa pior colocação até hoje, 25º lugar, Fabiano é o piloto e eu faço a navegação. A gente ama participar desse tipo de rally, porque a gente se diverte muito!

No final da tarde fomos passear até Bichinho, um vilarejo perto de Tiradentes. Na volta demos uma volta pelo centro da cidade, para fazer compras e jantamos no Angatu, que oferece uma boa variedade de pratos com ingredientes locais, preparados de forma diferente do habitual.

Confira abaixo o vídeo do nosso segundo dia em Tiradentes.

Cidades históricas de Minas Gerais: Ouro Preto.

No nosso terceiro dia de viagem saímos de Tiradentes rumo a Ouro Preto, no caminho paramos em Lagoa Dourada, a terra do rocambole para matar a vontade que o Fabiano estava de comer esse doce, mesmo depois de ter tomado um enorme café da manhã.
Ao chegar à cidade aproveitamos para conhecer alguns locais. Fomos à Igreja Nossa Senhora do Rosário, Basílica Nossa Senhora do Pilar, Casa dos Contos, Museu da Inconfidência e Igreja de São Francisco de Assis. Tomamos um lanche no Café das Flores que tem uma vista incrível e cafés deliciosos. Nosso jantar foi na pizzaria O Passo, com comida gostosa e atendimento muito simpático, além do local que fica em um casarão histórico.
Dica de ouro! Certifique-se sobre os dias de funcionamento das atrações, pois à segundas-feiras, muitos locais estão fechados para visitação.

Assista ao vídeo do nosso terceiro dia de viagem.

No quarto dia, visitamos a Igreja de São Francisco de Paula, fomos também à Mina da Passagem um passeio inesquecível. A tarde passagem obrigatória pela feira de artesanato de pedra sabão localizada no Largo do Coimbra. Almoçamos no restaurante Conto de Réis, de comida típica mineira e a noite fomos ao Escadabaixo.
Para consultar os dias e horários de funcionamento das atrações em Ouro Preto clique aqui.

Assista ao vídeo do nosso quarto dia de viagem.

Cidades históricas de Minas Gerais: Congonhas do Campo voltando para Itu em São Paulo.

No nosso retorno para Itu, desviamos um pouco o caminho até Congonhas do Campo para conhecer a obra máxima de Aleijadinho: Os doze profetas.
Paramos no Laticínio Serras das Antas, localizado em Bueno Brandão, para comprar queijos com preços excelentes. Nos finais de semana é possível almoçar por lá.

Confira nosso último dia de viagem no vídeo abaixo

https://youtu.be/E0mXhteEVc8